Kaiketsu Lion Maru Leão Branco

A lenda do leão branco (Lion Maru)

12:41Toku Master





Vocês conhecem este leão branco deitado de algum lugar? Já o viram na televisão no comecinho dos anos 90, em um lugar chamado Rede Manchete? Talvez não se lembrem bem pois a emissora de TV em questão não transmitiu nem 1 dúzia dos mais de 50 episódios da série. Felizmente hoje é possível encontrar pra download, seja em japonês ou legendada em português pelos fãs, a série do Lion Man Branco.

Certamente, a série Kaiketsu Lion Maru é uma das mais apedrejadas, especialmente por parte das pessoas que começaram a ter contato com Tokusatsu apenas neste século. A razão? O visual do herói e dos vilões! É impressionante como a primeira impressão, puramente visual, pode afastar as pessoas de uma obra prima, similar a dizer que não quiseram assistir a Cavaleiros do Zodíaco ou Dragon Ball Z dizendo "aquilo é só sangue!" Certas coisas precisam ser vistas mais de perto para descobrir o seu valor, especialmente para se ter opiniões tão formadas, algo impossível com apenas contatos superficiais.

Interessante saber também que mesmo muitos fãs dos anos 90, que assistiam a séries dos anos 80 na TV, também jogavam pedras no Lion Man pelas mesmas razões. Claro, foram mal acostumados, eles meteram em suas cabeças que se uma série não tiver tecnologia, laser, naves espaciais e robôs gigantes, não presta! Óbvio, muitos não faziam questão de se lembrar na época que Lion Man era da década de 70, portanto não tendo os mesmos recursos que as séries dos anos 80. Mais que isso, muitos não se preocuparam em saber, porque a primeira impressão não deixou, que o propósito de Lion Man é transmitir uma história que ocorreu no Japão feudal, no século XVI. Assim sendo, como esperar nesta série uma espada laser, uma arma laser, um robô gigante, cidade grande, celular, motos e naves de combate, armaduras metálicas cheias de luzes? Acho que já é o suficiente pra mostrar o quanto ficar com a primeira impressão gera ignorância, e no caso desta série, afasta as pessoas da possibilidade de conhecer mais sobre ninjas, samurais, ter uma visão, superficial que seja, de como foi o Japão no passado, os belos castelos e paisagens naturais do Japão que não vemos nas séries atuais no meio das cidades, verdadeiras lutas de guerreiros habilidosos com a espada e outras armas, etc.

Bom, agora vamos ao leão branco. Por que será que tiveram a idéia de transformar uma pessoa em um leão??? Alguém já parou pra pensar se a cor do leão importa também? Acredito que para a maioria, não...

O que passou na cabeça dos produtores da P Productions, criadora do Lion Man, eu não sei, mas imagino que a razão seja a que descrevo abaixo, pois parece ser algo muito relevante, a lenda do leão branco.


A lenda:

De acordo com o conhecimento indígena, a aparição dos leões brancos em Timbavati (ou "Tsimba-vaati") na África do Sul não se trata de mera coincidência. Indígenas ao redor do planeta acreditam que tudo na natureza ocorre por uma dada razão, e é importante notar que as profecias sobre os leões brancos correspondem às crenças antigas de outros continentes. De fato, os pagés Zulu e outros africanos mais antigos vêem a chegada dos leões brancos na selva como a conclusão de uma antiga profecia, que identifica tais criaturas magistrais como "anjos mensageiros de Deus". Os antigos africanos acreditam que tais leões são os animais mais sagrados no continente africano, e lá estão para trazer uma mensagem divina para a humanidade nestes nossos tempos de intensa crise no mundo. Como um predador nato, o leão é visto como o guardião da terra; ao leão branco, em especial, o consideram como o rei dos reis, um guardião angélico responsável pelo seu local sagrado, que tem um papel vital na ecologia de distintas regiões do mundo.

Apesar de que os leões brancos tiveram existência reportada pela primeira vez na década de 1930, os cientistas não conseguiram documentar a sua existência até o momento onde foram localizados novamente, na década de 70. Mesmo com a falta de clareza sobre quando os leões brancos ressurgiram, eles são tratados como seres que vieram ao nosso planeta com propósitos espirituais específicos. Incluso o nome da área onde foram encontrados, "Tsimba-vaati", é derivado da antiga língua Shangaan, e significa "o lugar onde os leões estelares descem do paraíso".

Por muitos séculos, os reis africanos trataram as terras de Timbavati como uma área protegida. Esta área está exatamente sob o meridiano do rio Nilo no Egito (31 graus ao leste), uma linha meridional também conhecida como "Zep Tepi", a qual se acredita ser o local o qual a vida surgiu no planeta pela primeira vez. Esta área, por coincidência ou não, está alinhada com a grande esfinge Sphinx do antigo Egito, uma representação da fusão entre seres humanos e leões, ambos considerados como presentes no topo de seus respectivos reinos (humano e animal).

Acreditar nessas lendas ou não é questão de opção, embora seja inegável para muitos que tais leões sejam magistrais, com alguns que chegam a dizer mágicos, pois são distintos, brancos, lendários, de olhos azuis e associados a lendas de muita relevância para muitos. 

-------------


Destaque para os olhos do leão branco

Parece haver muita relevância entre o mito do leão branco e a série Lion Man (Kaiketsu Lion-Maru), animal encontrado formalmente nos anos 70, a fusão entre o homem e leão, os seres mais poderosos de seus reinos, para então formar um guerreiro lendário (como o leão branco), combinando a força dos dois. Isso explicaria o porquê de o herói principal da série ser um leão, com toda aquela juba que eu mesmo não acho tão bonita assim, aquilo foi feito para ser semelhante a um leão branco o máximo possível, o poderoso ser lendário que entra em cena para defender o mundo de suas ameaças.

Vale lembrar que tal animal está em extinção, havendo uma quantidade muito limitada deles hoje em dia, e mantidas em cativeiro em partes distintas do mundo. Infelizmente eles não podem viver em liberdade nas selvas porque devido à sua característica de animal raro, o mesmo é caçado como tesourso pela ganância do ser humano.

Tal conhecimento acima me fez apreciar um pouco mais a série que já é muito valorizada por mim, espero que a informação seja útil a vocês também.

Para relembrar, aqui deixo um video da transfiguração do herói, a fusão do guerreiro humano com o guerreiro do reino animal:


Abraços!

---------

Fonte (em inglês): http://www.whitelionjourneys.com/ancient-legends.html

Para mais informações sobre o leão branco (em inglês):

http://www.metahistory.org/READING/reviews/WhiteLions.php

http://www.whitelionshomeland.org/?page_id=253

http://messybeast.com/genetics/lions-white.htm

http://societygone.weebly.com/legend-of-the-white-lion.html

http://en.wikipedia.org/wiki/White_lion

Para episódios da série Lion Man Branco no YouTube, recomendo este link:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL9n11K2PU6ObdhreO1St7nVr22UwjYItF

---------

by Marcos Silvestri

You Might Also Like

0 comentários

About me

Since the beginning, these are the countries that have most visited us:

Brazil
The United States
Philippines
Latvia
France
Mexico
Peru
Argentina
Germany
Spain