Kamen Rider Black RX

Kamen Rider Black RX é continuação de Kamen Rider Black?

21:02Toku Master

Pois bem, vim aqui deixar a minha opinião completa com relação à questão da postagem. Eu já ouvi muito a este respeito, mas até agora não escutei nada que me faça mudar de opinião com relação ao que escrevo abaixo:

Originalmente esta postagem estava na comunidade do Orkut "Tokusatsu Tamashi! Japan Hero!", no tópico "[DISCUSSÃO]Road Sector in RX". Vocês verão eu mencionar nomes de um ou outro membro da comunidade, peço para não estranharem.







Antes de mais nada, gostaria de salientar mais uma vez o tremendo preconceito que a série RX sofre, e isto, exclusivamente por parte dos fãs do Black, pessoas estas que, caso não tivessem conhecido o Black, teriam uma opinião muito diferente sobre o RX. Conheço pessoas que não assistiram o Black e adoram o RX, sem sentir falta do que apenas os fãs do Black sentem, injustiçando portanto a série Kamen Rider Black RX.

Deixo claro também que não estou apontando o dedo pra ninguém aqui, estou mencionando fãs do Black em geral, que na minha opinião, tratam esta série como perfeita e a série do RX como um saco de defeitos. 

Digo também que, em nenhum momento disse que a série do RX é perfeita, assim como a série do Black não é. Afirmo também que nunca vi uma série perfeita, e não seria o Black uma delas.

Na minha opinião, a vasta maioria dos fãs do Black não entendem o propósito da série RX. Reitero, entendem de maneira errada, e passam a colocar um monte de defeitos injustamente, defeitos estes que quem não conheceu o Black não colocou. Além do mais, mesmo pedindo, eu já vi que não tem como, pois os fãs do Black tem esta série e este herói tão fortemente fixados na mente que para eles é impossível, por exemplo, no primeiro episódio de RX, enxergar que a moto que estava lá caída não era nada de valor sentimental para Issamu, não era nada do que fora em outra série (na do Black).

A vasta maioria dos fãs do Black pensam que, simplesmente por RX não ser como o Black, não ter os mesmos elementos de enredo e personagens (incluindo as motos), a série não presta. Duvido que diriam isto se não tivessem assistido ao Black para enraizar este referencial do que um Kamen Rider deve ser. Para este grande número de pessoas, RX tinha que:

  • manter o clima tenso
  • explicar o paradeiro de Kyoko e Satie
  • trazer a Road Sector
  • dar um tratamento mais adequado para Battle Hopper
  • trazer Shadow Moon de maneira que a imagem de Nobuyko fosse preservada
  • Shadow Moon tinha que utilizar a Sabre Satã
  • Ter chamado Nobuyko de irmão em algum momento
  • etc.
sem eles nunca repararem que, sendo desta maneira tão desejada, RX deixaria de ser RX e aí sim seria continuação de Black. É incrível acreditar que a maioria dos fãs do Black pensem que todas estas e outras coisas sejam furos de roteiro ao invés de objetivos da série, sem jamais conceberem a idéia de que tudo isso foi de caso pensado. Os amantes do Black preferem acreditar que a Toei fez uma série toda errada do começo ao fim, e pela razão exclusiva de terem assistido o Black anteriormente, pois se assim não fosse, a opinião sobre a série seria diferente.

Ao contrário do que todo mundo está aqui dizendo, eu vejo que RX não é continuação de Black. RX não foi concebido para ser continuação do Black e portanto não tinha obrigações nenhuma para com a série já findada, a exemplo de dizer, sequer, o que era Road Sector.
Como explicação do meu ponto de vista, lavando as minhas memórias do Black para ser imparcial, a série RX é o seguinte:

RX não é continuação de Black, é apenas a série seguinte, a série sucessora da franquia. Aliás, este termo sucessor deveria até ser evitado, pois conduz a diversas confusões na cabeça de todo mundo, como canso de ver. A razão de não ser continuação é:

Black teve começo, meio e fim.Igualmente,RX teve começo, meio e fim.
Quando uma coisa é continuação da outra, elas compartilham do mesmo começo, meio e fim, o que não aconteceu entre estas 2 séries, pois são individuais. Não tivemos Crisis em Black e nem Gorgom em RX, e quando a série do Black terminou, eu duvido muito que havia planos de explicar o paradeiro de Road Sector na série seguinte, que poderia nem ter sido protagonizada pelo personagem Issamu. E como deixei a pergunta uma vez, se RX não tivesse nem ao menos sido produzida por falta de verba, eu queria ver em quem iriam colocar a culpa por não saberem do paradeiro de Road Sector... Repito novamente:

A série RX não foi feita para ser continuação de Black, não fala sobre a Sachie e Kyoko porque isto é assunto fora de escopo para esta série. É dito que nem sequer parece ter lembranças sobre Nobuhiko (o Dan falou), mas isso não é furo de roteiro, isto é o objetivo da série, que não visa trabalhar com a série do Black, senão traria de volta Sachie e Kyoko, o contexto Gorgon entraria de volta, aquela choradeira pelo irmão voltaria tudo de novo, teria as motos, etc. etc. e aí não haveria mais RX, seria puramente uma continuação da série do Black. Contudo, é isto na real? Não, não é! Todas estas coisas ficaram pra trás não por furo no roteiro, mas porque a série é outra e foi concebida pra ser uma nova, apenas aproveitando o Issamu e um ou outro detalhe que apenas serviu de suporte para não ficar sem explicação de onde apareceu.

Para ilustrar novamente o preconceito existente contra RX, vou dar um exemplo similar. Muitos que assistiram aos Riders em questão também assistiram ao Lion Man Laranja. Todos viram a aparição do Lion Man Branco lá, sem contextualização nenhuma. O interessante notar é que ninguém reclamou de nada, da aparição de um personagem sem explicação de onde saiu. Contudo, quando o assunto é o RX, a atitude é contrária quanto ao aparecimento do Shadow Moon, apenas porque este é um personagem querido e não gostaram de ver a participação dele em RX. Não que eu tenha gostado também, mas verdade seja dita, ninguém deu um piu sobre a aparição sem explicação do Branco na série do Laranja, mas quando chega no RX, metem o pau (os fãs do Black). Ainda falando sobre a aparição do Shadow Moon, vou reverter as palavras do Rafael, quando me disse:
“Shodow Moon: Certa vez quando Issamu teve uma discussão com Joe Kasumi, apareceu uns flash backs das lutas de Black e Shadow Moon, mais uma vez o telespectador ficaria a ver navios.”

Eu digo que é exatamente o contrário, se Shadow Moon aparecesse na série do RX sem nenhum flash de memória de Issamu, aí sim é que o pessoal ficaria a ver navios, pois o motivo destes flashes foi exatamente contextualizar o personagem, dizer de onde ele veio (um ex-inimigo que nem sequer foi chamado de irmão), diferentemente da série Lion Man Laranja que ninguém falou nada a respeito.
Esquecendo completamente que um dia assisti ao Black, a série RX é o seguinte:

Surge um novo Kamen Rider da franquia; seu nome, Kamen Rider Black RX, um Rider que nasceu a partir de um outro herói, que teve a sua série e já estava findada. Assim sendo, Issamu Minami, o Rider anterior que estava em alta nas telas, foi aproveitado.

O enredo de RX tem como objetivo trabalhar com uma nova história, novos personagens, novos poderes, novo clima (menos dramático) e novos acessórios ao novo Kamen Rider. Assim sendo, Kamen Rider Black nem chega a aparecer na série do RX, o enredo brilhantemente impediu a sua transformação no primeiro episódio, para não trazer de forma alguma elementos de uma série já findada.

Para os espectadores de RX, basta saber que, este Kamen Rider já foi outro Kamen Rider no passado, e que portanto, como todo Rider, tinha sua moto e seus poderes. Primeiro episódio de RX, surge o novo herói em detrimento ao anterior que nem entrou na série (não por furo, mas por objetivo). Todo Kamen Rider tem uma moto, então no mesmo episódio, a moto que um dia foi do Kamen Rider anterior e que estava destruída renasce através da mesma radiação solar, e nada mais, exatamente com o objetivo de não trazer nada do passado. Assim sendo, nasce o filho do sol e a sua moto, Acrobata, que enfrentam um inimigo totalmente diferente e numa época distinta (alguns anos depois).

Com estas palavras acima, o que na minha opinião os adoradores do Black não enxergam, é que pouco importa o nome da moto que lá estava caída, poderia se chamar Machine Tornader, o nome da moto do Kamen Rider Agito. A série quis apenas informar que aquela era a moto do Rider anterior, que um dia foi usada pelo Rider da série anterior, que era chamado de Black, e nada mais foi adicionado não por furo, mas por objetivo do enredo.

Seguindo na elaboração do meu ponto de vista, Shadow Moon, este não poderia ficar de fora. Eu também não gostei da forma como trabalharam com o Shadow Moon na série do RX, mas o simples fato dele estar lá não representa nada pra dizer que RX seja continuação de Black, pois Shadow Moon aparece em Riders mais novos e ninguém vem dizer que é continuação de Black ou de RX (olha a injustiça de novo). A única razão pela qual Shadow Moon voltou, ao contrário do que os adoradores do Black venham a pensar, a exemplo de trazer Nobuyko, tentar um possível resgate do irmão, ou trazer o que seria o futuro Imperador Secular novamente, nada teve haver com isso. Shadow Moon lá foi colocado por ter sido um super de um vilão na série anterior, por ser um personagem daqueles cuja atuação enchem os olhos de todos, pois realmente acredito que ele dê audiência em qualquer lugar que apareça (lutou contra o Kamen Rider J, foi derrotado pelo Kamen Rider W e ninguém veio falar que pelo simples fato dele estar lá, era continuação de Black e RX).
Todos puderam reparar claramente que ele não tinha memória alguma da série passada (não por furo, mas por objetivação), pois a série RX de maneira alguma queria trabalhar novamente com a luta entre 2 Riders pela sucessão de alguma coisa chamada Grande Rei. Na conversa com Jark, este mencionou o termo Imperador Secular (para quem não lembra, Crisis por tempos observava as ações do Rider anterior, por isso sabiam de suas fraquezas e os monstros Skarma facilmente o prenderam). O que Shadow Moon disse de imediato é que ele não lembrava de nada daquilo, o que não é de estranhar, pois este não era o objetivo da série RX. O fato de Jark ter mencionado que estava de olho no Rider anterior é suficiente pra dizer que RX seja continuação de Black? De forma alguma, pois conforme já expliquei acima, Black teve seu fim e RX o seu começo, individualmente, além de que, era objetivo da série RX saber que Issamu fora um Kamen Rider antes, e nada mais (não por furo, mas exatamente para não ser uma continuação do Rider anterior).

Outra coisa que os fãs do Black podem não ter gostado, é não ver a menção da Sabre Satã, aparecendo uma tal de Espada Shadow. Mais uma vez, isto não foi furo, foi o objetivo da série, pois RX não tinha objetivo de trazer aquela espada porque simplesmente, deveria entrar no contexto novamente o Taurus, o Grande Rei que foi morto por ela, a luta para decidir quem seria o Imperador Secular, etc. Era este o objetivo da série RX? Absolutamente, não, jamais dar ao Shadow Moon a imagem que ele teve na série passada, não por furo, mas por objetivo da série. Ele acabou sendo usado como um fantoche? Sim, confesso que foi, eu também não gostei, e penso que ele deveria ter tido outra participação, ou então, nem participado. Contudo, o fato dele não estar lá com o embasamento da série anterior é exatamente porque a série é outra, não é continuação e não era objetivo trabalhar com elementos de uma série já findada. O objetivo da vinda de Shadow Moon era trazer adrenalina para a série com um personagem de nome, através de lutas contra os poderes do novo Rider, e nada mais, sem furos de enredo.

Igualmente, aquele que o narrador chegou a dizer que não era nem Nobuyko nem Shadow Moon, e sim apenas um novo inimigo tão perigoso quanto Crisis, Eu posso dizer:

  • em nenhum momento ele foi chamado de irmão: falha? Não, mas sim o objetivo de não ter que remeter a uma série já findada, jamais trazer toda aquela tormenta de tentar salvar o irmão novamente, pois este, não era o objetivo da série. Um dos objetivos do Kamen Rider Black era tentar salvar seu irmão, mas em RX, este jamais foi o objetivo, pois a série não é continuidade de Black e não tem o compromisso de finalizar as pendências da série anterior.
  • o novo inimigo de RX não utilizava nenhum Shadow Punch ou Shadow Kick: falha? Não, mas sim o objetivo de não ter que remeter a nenhuma idéia de duelo contra Rider Kick e Rider Punch, coisas que não existem na série do RX.
  • em nenhum momento foi citado o nome Gorgom, que Shadow Moon ressuscitou nos escombros deles, explicando como ele sobreviveu: falha? Não, mas sim o objetivo da série, que de forma alguma queria trabalhar com qualquer idéia de Gorgom, pois isso era fora de escopo, sendo o novo escopo, Crisis.
  • flashes de memória de Issamu: falha? Não, pois apenas repetindo, aquilo era para dizer que os 2 já haviam se encontrado antes, nada mais. Vocês viram algum Gorgom lá? Viram algum Danker, naqueles flashes? É isso que eu estou tentando dizer e ninguém entende, não foi mostrado nenhum Danker nem nenhum Gorgom, pois aqueles que assistiram apenas ao RX jamais ficaram sabendo disso... falha? Não, mas sim o objetivo do enredo que, de forma alguma, tinha o compromisso de explicar como o Shadow Moon e o Kamen Rider Black nasceram (meu, o compromisso desta série é explicar apenas o nascimento de RX). Aqueles flashes foram para contextualizar o novo inimigo, pois se isso não existisse na série RX, aí sim ficaria o aparecimento de um inimigo sem nexo algum.
  • o narrador diz: “Shadow Moon havia perdido completamente a memória dos tempos de outrora”. Foi falha não ter dito “dos tempos de Imperador Secular”, “dos tempos dos Gorgom e do Grande Rei”? Claro que não, não era objetivo desta série trazer estas coisas pra lá, portanto, deixando de fora, não por falha, mas por objetivo da série.
  • Após a última batalha, Issamu chama ele de Nobuyko. Ele responde: "meu nome é Shadow Moon", ou seja, ele não entrou na história para ser irmão de RX, e este foi o objetivo da série, não trabalhar novamente com todo o drama que pertenceu a outra série, não trazer tudo de volta, e isto não é furo, mas sim, objetivo.
  • Tudo o que apareceu sobre Nobuyko foram apenas em lembranças de Issamu, apenas flashes, que conforme já expliquei, serve apenas para contextualizar o personagem, que na série do RX, era apenas saber que eles já tinham antepassados quando Issamu fora um outro Kamen Rider, chamado de Black. Desta forma, ninguém viu a cara de Nobuyko na série RX.
  • No finalzinho do último episódio em que aparece o Shadow Moon, quando ele é derrotado, mostrando Issamu carregando ele. Todos vimos que,sentimentalmente, ele não sofreu um décimo do que sofreu em outra série, quando ele também lutava tentando salvar o seu irmão; falha, a falta de sentimentos dele? Mais uma vez, não, pois o objetivo não era retomar o drama de outra história.
  • Mais uma vez no finalzinho, ainda quando carregando Shadow Moon, no último instante, vimos que Issamu carregava um humano, e detalhe majestoso, o enredo de RX que não é ruim como todos dizem, tratou perfeitamente de não mostrar o rosto daquele humano que Issamu carregava; falha? Não, pois a série RX deixou claro que, todas estas coisas da série anterior que foram mostrados foram apenas em memórias, pensamentos do Issamu, e com o objetivo único de dar contexto ao novo inimigo chamado Shadow Moon. Nada do que ele pensou (aqueles flashes) fez parte da história de RX, assim como a transformação em Black no primeiro episódio que foi impedida de ser realizada, não por furo, mas para manter a identidade da série RX que não pretendia ressuscitar um antigo Kamen Rider, ficando apenas em memórias, desta forma, dando vida a um novo herói, o filho do sol, RX. Assim como o herói anterior não surgiu, seu irmão não surgiu, tampouco alguma coisa chamada Road Sector, que não era para estar lá mesmo.
É por isso que eu sigo dizendo, não adianta os adoradores do Black ficarem esperando uma participação do Shadow Moon em RX igual a da série do Rider anterior. O enredo tinha objetivos de colocar adrenalina na série, o que de fato fez, pois a última luta contra RX foi muito boa, aproveitando também alguém de nome, dando audiência. Pelas razões escritas acima, não há como eu pensar que o fato de Shadow Moon estar em RX remeta a pensar que esta série é continuação da anterior. Shadow Moon esteve presente em exatos 4,26% da série do RX, ou seja, irrisório, não era o objetivo desta série trabalhar com este personagem, e muito menos com a história de seu passado, Battle Hoper, Road Sector, ou seja lá o que fosse.

Ainda falando em continuação, as únicas coisas que continuaram foram o Issamu e, em 4,26% da série, o Shadow Moon. Isto foi o que continuou, pois todos o restante, conforme falei, foram apenas lembranças para o espectador de RX saber que as coisas não sairam do nada (saíram de outra série, a anterior), tudo na memória de Issamu, que o enredo não tirou de sua memória e deu vida novamente porque já não era mais contexto, não por furo.

Agora, vamos falar do nascimento de Raidron. É claro que é verdade que foi citado a gruta milagrosa onde o Kamen Rider da série anterior fora ressuscitado milagrosamente pela Baleia Gigante. Baleia Gigante, sem imagem nenhuma do monstro em questão, sem nenhum contexto sobre como foi a morte do Kamen Rider anterior, quem o matara, como o milagre aconteceu, etc. isso tudo foi furo? Mais uma vez, não foi furo, pois o objetivo da série Kamen Rider Black RX não é trabalhar com o drama de morte e ressurreição de qualquer Rider do passado que seja. E detalhe, não teve nem flashes neste episódio. O que eles quiseram foi aproveitar um local milagroso já conhecido pelos fãs da série anterior, mas sem trazer os elementos desta série. Mas e os fãs apenas de RX, como ficam nessa? Esta é a única coisa que dou razão ao que o Rafael falou, pois aqueles que assistiram apenas o RX ficariam se perguntando ou na curiosidade. Apesar disso, o aparecimento de tal gruta, sem absolutamente nenhuma contextualização da série passada, informando apenas que uma vez o Kamen Rider anterior ali renasceu milagrosamente pelas mãos de uma Baleia Gigante, utilizando isso para dar vida ao Raidron, só isto não é suficiente para dizer que a série RX é continuação do Black, pois como já disse várias vezes acima, a série RX intencionalmente não abordou o que era pertinente ao outro Kamen Rider. 

Duas analogias são:

  • mencionaram o Kamen Rider Kuuga (o número 4) que lutava contra seres não identificados no começo da sério Kamen Rider Agito. Por causa disso esta série é continuação do Kuuga? Não, não é, a história do Kuuga ficou pra trás e outro contexto totalmente diferente foi abordado na série do Agito, apesar de mencionarem a semelhanças nas mortes.
  • o Lion Man Branco apareceu na série do Laranjab] sem contexto algum. O Laranja é continuação do Branco, mesmo utilizando o mesmo ator? Não, não é, pois se fosse, lá estaria os irmãos de Shi Shimaru da série do Branco. Ao contrário desta série que não deu explicação alguma, a série RX tratou de explicar o Raidron e dar contexto ao Shadow Moon, apenas com lembranças (os tais dos flashes), coisa que nem ao menos apareceu na gruta milagrosa, pois conforme falei, tratar de morte e renascimento de Rider de outra série não é objetivo desta.
Depois de tudo isso que penso, o que tem Road Sector haver com a série RX? Absolutamente nada, é coisa do passado e não fez falta alguma, nem pra mim, nem pra nenhuma pessoa que tenha assistindo apenas o RX, pois isto simplesmente não existe para este público, portando, não tendo relevância alguma.

Em outras palavras, a ausência de Road Sector em RX, além de corretamente fora de escopo, não afetou em nada a série do RX, que seguiu com suas máquinas conforme o enredo determinou. O fato deu gostar muito mais da Road Sector não me dá razões para crucificar o RX e fazer ele pagar o pato pelo desaparecimento dela sem explicação na série do Black. Conforme mencionei, duvido que eles estavam no final de Black com objetivos de dar sumiço na moto e explicar o porquê disso na série seguinte. Além do mais, RX jamais lutaria com armas que não fossem as dele, assim como jamais usaria poderes de outro Rider, pois este é o filho do sol. O outro Rider morreu junto com a destruição do King Stone pelas mãos de Crisis e não era objetivo da série trazer de volta este Rider, seus poderes, os personagens anteriores (a exemplo das 2 garotas e o irmão), nem suas máquinas, e nem seus inimigos (o Imperador Secular portando a Sabre Satã), pois aí sim seria uma continuação de Black, explicando tudo, trazendo muito mais da série do Black para RX, e com certeza ele ainda procuraria por seus irmãos e suas motos lá nos escombros dos Gorgom, coisa que jamais aconteceu porque não era o objetivo.

Pois então, confesso que escrevi bastante, mas fica aí a minha opinião detalhada. RX é uma série bem bacana e o Rider, pelo menos pra mim, dá muito mais gosto de assistir do que o Black, pois este é bem forte, ágil e habilidoso, enfrenta inimigos muito mais poderosos em número, indo mais de acordo com o que eu gosto de ver em um herói, através de suas mutações (Bio Rider é fantástico). Reconheço que o enredo da série do Black é melhor e mais estruturado, mas o de RX não é ruim. Dizem ser infantil, mas está super longe de Patrine ou Machine Man, além de que vale à pena lembrar que ser infantil não é defeito, talvez, apenas inapropriado para a sua idade, porém com qualidade imensa para determinado público. Quanto ao Rider em si, já sabem minha opinião, não sou um adorador do Black, e assim como o Erick, o RX é o meu Rider favorito até então (a melhor série é a do Agito, mas Rider em si, no momento, é RX na veia). Apesar disso, com sanidade, defendo a série do RX que como disse, sem apontar o dedo a ninguém aqui neste tópico, sofre de um preconceito enorme, exclusivamente pelos fãs do Black. Na minha ótica, é isto que acontece, então defendo a série sempre que posso, na base da argumentação de quem não tem o Black fortemente desenhado na mente e não consegue se esquecer dele na hora de falar em RX, só porque o Issamu está lá e uma ou outra lembrança dele, com objetivos específicos como expliquei.

Finalizando, trazer o irmão de volta, obrigaria trazer também a irmã, a namorada, os Gorgon, o imperador secular, Grande Rei, lembranças do Taurus, a Battle Hopper, Sabre Satã, destino de Road Sector, etc. Assim como o irmão não foi trazido de volta (espero que tenham enxergado isso), não trouxeram nada deste resto que mencionei, pois não eram pra trazer mesmo, não por furo, mas porque o objetivo não era trabalhar com elementos de uma série anterior, não era trazer a sua história, seu drama, e muito menos os objetivos que o Issamu tinha por lá.

RX não é perfeito, mas Black também não é. Se RX nunca tivesse existido, vocês estariam aí até hoje se perguntando pela Road Sector... será que o Kuuga teria que pagar o pato também?

Um belo exemplo de continuação é a trilogia dos policiais do espaço. Penso que não preciso explicar nada de Gyaban para Sharivan. Já no caso de Shaider, embora de maneira diferente dos 2 primeiros, o comandante Kom e outros personagens da polícia espacial estavam lá para claramente interconectar as séries, não só com a presença deles, mas sim com o objetivo que é uma organização de ordem e segurança que luta contra diversas ameaças espaciais, ou seja, o polícia do espaço. Aqui sim teve uma continuidade de propósito e isto sim é o que eu chamo de continuação, de forma alguma de Black para RX, onde tudo ficou pra trás devido ao objetivo explícito de não dar continuidade. Aí que falo mais uma vez que é o Rider sucessor, continuando apenas o Issamu, 4,26% de Shadow Moon, e mais algumas lembranças para contextualização de alguns detalhes, nada mais. Não foi à toa que o Issamu mudou sua personalidade, ele é outro Kamen Rider e com outro propósito.

Não se ofendam, mas fica aí meu ponto de vista. 

Acho que não tenho mais nada para acrescentar. Quem ver sentido na meu ponto de vista, ou vir a mudar de opinião, salve o RX, série bem legal. Caso contrário, mesmo com opiniões contrárias, só adoraria não ver opiniões insanas só por adorar o herói Black.

Abraços a todos :) .

by Marcos Silvestri

You Might Also Like

0 comentários

About me

Since the beginning, these are the countries that have most visited us:

Brazil
The United States
Philippines
Latvia
France
Mexico
Peru
Argentina
Germany
Spain