Rede Manchete

Os heróis da época da Manchete serão sempre os mais queridos?

19:18Toku Master

Bom, se fôssemos atrás de uma resposta direta para a pergunta, acredito que prontamente a maioria diria que sim, mas alguém já se perguntou o porquê?

Acredito que os poucos que já se questionaram a respeito responderiam que os heróis da falecida Rede Manchete e da respectiva época serão sempre os mais queridos por terem entrado em nossas vidas em uma época especial, quando tudo era novidade, especialmente naquele período na transição dos anos 80 para os 90, onde as séries Japoneses constituíam uma novidade sem igual, não havia nada parecido na TV, e tão empolgante.

Contudo, venho trazer o que pra mim é uma segunda razão para dizer o porquê de a turma da época da Manchete sempre serem os mais queridos dentre a maioria dos fãs de Tokusatsu, trazendo uma palavra para ser analisada: “quantidade”.

- Quantas vezes você já assistiu Changeman, comparando com Dekaranger, Boukenger e outros esquadrões Super Sentais atuais?

- Quantas vezes vocês já assistiu Jaspion, relativamente a Ryukendo?

- Qual a quantidade de vezes que você já assistiu Kamen Rider Black e Black RX, quando comparados aos Kamen Riders atuais?

- Você não assistiu ainda as séries atuais? Então está explicado pra você porque as séries da época da Manchete serão sempre as mais queridas, pois foram as únicas que assistiram e isso não tinha como ser diferente.

Quando menciono a palavra quantidade, eu quero dizer também que mesmo o fã assíduo de séries Tokusatsus atuais, em muitos casos, faz questão de assistir muitas séries, até para provar a si mesmo que é muito fã, deleitando-se com o que gosta, etc. Contudo, o número de séries que não vieram ao Brasil é simplesmente imenso, e por consequência, a quantidade de séries assistidas é tratada como uma prioridade em relação ao conteúdo das séries em si, não tendo tempo de se apegar à história, o conteúdo, os personagens, etc. pois a correria para assistir novas séries é tremenda. O resultado é aquele já esperado, dizemos os nomes dos personagens de Jaspion sem pensar muito, mas sofremos para lembrar o nome daquele personagem da série Kamen Rider que assistimos uma única vez uns quatro meses atrás.

É possível notar que eu uso a palavra quantidade em dois contextos, quantidade no sentido de baixa exposição aos novos Tokusatsus, e também, quantidade no sentido de que aqueles que têm acesso a um bom número de séries, em muitos casos, na tentativa de vencer esta quantidade interminável, acabam por não gerar pelas séries as mesmas afeições que foram desenvolvidas pelas séries da época da Manchete.

Resumidamente, hoje em dia alguns não assistem séries atuais, outros assistem raramente quando sobra um tempo, dificilmente repetindo a mesma série antes do transcorrer de um bom tempo, ao passo que aquele que possui muitas séries, luta para vencer a quantidade e, sem perceber, também não tem o tempo e a dedicação que tivera com as séries da Manchete. O resultado final é que as séries de hoje em dia não são vistas como mais queridas que as antigas, e não tem nem como, pois os novos heróis não entram em nossas vidas como os antigos.

Há pessoas que, na base de muita ignorância, dizem não assistir as séries atuais por não serem tão boas quanto as de antigamente, algo impossível de afirmar sem propriamente assistir o que é atual. Tais pessoas não têm o discernimento para perceber que a época mágica da infância, atrelada a falta de tempo que temos hoje, faz com que não tenhamos a mesma disposição, tempo e dedicação para com as séries atuais, a ponto de tratá-las e respeitá-las como as séries da época da Manchete. O cara assistiu Flashman ou Jiban umas 15 ou 20 vezes, sabe a história de trás pra frente, e caso tenha assistido a nova geração, o fez uma ou duas vezes a mesma série, não dando tempo de desenvolver um carinho de mesma proporção.

Agora, é possível dizer que as séries atuais são piores ou inferiores que as antigas, especialmente sem tê-las assistidas propriamente? Claro que não, quem o faz é um cego que toma a postura absurda de julgar o que não conhece. A única coisa que eu acredito que seja possível para tais pessoas afirmarem é que as séries da época da Manchete são mais queridas, mas nunca melhores e ponto final. Há séries atuais que no quesito qualidade arrebentam facilmente as antigas, e vice-versa. O que se deve ter em mente é que só é possível comparar e julgar quando se conhece os dois objetos de comparação, caso contrário é perda de tempo argumentar com tais pessoas que apenas demonstram-se fanáticas e ignorantes frente ao desconhecido.

Caso possa, assista com mais frequência as séries atuais que mais gosta, será bem mais fácil dizer aos outros que gosta e seus porquês, lembrando-se dos detalhes com mais facilidade e desenvolvendo maior afeição pelo Tokusatsu atual. Acredito que só assim poderá falar de seus heróis preferidos da atualidade com a mesma empolgação que quando fala dos de sua infância.

Abraços!

By Marcos Silvestri

You Might Also Like

0 comentários

About me

Since the beginning, these are the countries that have most visited us:

Brazil
The United States
Philippines
Latvia
France
Mexico
Peru
Argentina
Germany
Spain